25/01/17

a Avó Querida


Conheci a Ilda e o Ricardo na festa de Natal da Associação Astro Fingido.

A Ilda (a avó) e o Ricardo (o neto) são inseparáveis, e estavam na festa a comemorar o sucesso da estreia da peça "A Escola é Nossa", onde contracenaram juntos e com outros avós e outros netos. Comecei por falar com o Ricardo, para tentar perceber o que é que a relação com a avó tinha de especial, mas o jogo de futebol com os amiguinhos da Astro Fingido estava demasiado entusiasmante, portanto aproveitei para quebrar algum gelo com a Ilda. O Ricardo é o seu único neto e o seu orgulho. E não é para menos: apenas com 6 anos e já entrou para o Quadro de Mérito da Escola por bom comportamento e, com isso, ganhou até direito a uma entrevista e a um prémio do Jornal de Notícias. Obviamente que a Ilda guarda religiosamente os recortes desse jornal!

Além disso, o Ricardo é um craque no futebol e um excelente aluno - "é uma criança muito brincalhona, muito brincalhona, mas muito esperto. Mesmo!", dizia-me Ilda, visivelmente embevecida, "Ele é assim... e também muito muito muito carinhoso! Sou eu que lhe dou banho e quando o ponho em cima da tampa da sanita para o limpar, às vezes ele agarra-se muito a mim e diz "Ó Vó, eu vou-te dar uma cruz de beijos" - e dá-me um na testa, um aqui no queixo e um em cada face. Uma cruz de beijos, já viu?" . E é dificil para mim descrever o carinho no seu olhar ...





O Ricardo dorme muitas vezes em casa da Ilda, pelas exigências profissionais dos pais, e não dispensa ocupar o lugar na cama que pertencia ao Avô. Aliás, assume-se como o principal e primeiro protector da avó, desde que se tornou viúva. E se este amor visivel entre a Ilda e o Ricardo é dificil de explicar por palavras, segundo a Ilda, bem mais especial era a relação entre o Ricardo e o Avô.
Quando perguntei ao Ricardo porque era o seu Avô tão especial, ele conta-me:

"Ele tinha um bigode - um bigode daqueles, de puxar! - e eu ia para cima dele, puxava-lhe e não se passava nada. Mas se fosse a minha mãe - e a minha mãe tem dois irmãos, que é o meu tio e o meu padrinho! - se eles puxassem ele não gostava. Mas se eu puxasse ele não fazia nada. Ele estava a ver televisão descansado e eu puxava-lhe assim.. mas era devagarinho".

E ainda...  "Ele ia sempre ao café, ali ao Sobe e Desce, e mesmo que eu não fosse com ele ele trazia-me sempre rebuçados, gomas,.... E ele jogava bilhar, e tem lá no café 3 troféus e um deles foi ele que ganhou. No dia  em que ganhou eu fui lá com ele, e fui eu que o levantei o troféu com ele!".

"Durmo sempre no lugar do meu Avô e gosto muito! Agora é o meu lugar. Assim estou mais perto da minha avó". 

- E que tem de tão especial a tua avó?, perguntei-lhe. Um sorriso de orelha a orelha e diz-me: "A minha avó parece uma criança, como eu... Quando estamos na cama ela começa a fazer brincadeiras com os pés e com as mãos, como se fossem marionetas. E depois faz vozes, as vozes das marionetas, assim puxadas da garganta. E farto-me de rir"

"Até ir para a escola, o Ricardo não sabia o meu nome. As pessoas falavam-lhe da Ilda, da Avó Ilda, e ele não sabia quem era. E se apontassem para mim e perguntassem "Mas então como se chama esta senhora?", ele respondia: "É a minha Avó Querida".
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© grandstories. All rights reserved.