22/11/16

uma avó com mais tatuagens, que fuma mais droga e faz mais sexo que aprópria neta

Nas pesquisas por histórias para o grandstories cruzei-me com o "Grandma", um hit do festival de Sundance de 2015, realizado por Paul Weiss. 

O filme conta a história de uma avó - Elle - que recebe a visita da sua neta adolescente - Sage - que precisa de $630 para fazer um aborto, agendado para o final desse dia. 



Toda a história se desenrola em torno da busca da avó e da neta pela quantia monetária, da qual a avó não dispõe porque cortou os seus cartões de crédito em pequenas peças, com as quais construiu um espanta espíritos. Os lugares e pessoas que visitam ao longo do filme - cuja trama se desenrola num único dia - vão desvendando as camadas e histórias variadas da vida da avó, e são um extraordinário elogio nào só à mulher - às suas fragilidades, desafios e decisões - como às relações geracionais - avó, neta e mãe - desembocando sempre na questão da maternidade.  

O filme aborda diversos temas polêmicos como o aborto, a homossexualidade ou a reprodução assistida, de uma forma leve e descontraída, mas nem por isso menos profunda. Ao mesmo tempo, apresenta a figura de uma avó muito diferente do que tipicamente povoa o nosso imaginário - lésbica, feminista e falida - mas nem por isso menos autêntica e verdadeira na forma como participa na formação e apoio incondicional da sua neta. Mostra ainda como estas duas gerações,hoje, são tão diferentes no modo de viver, mas tão iguais no modo de sentir. 



É, sem duvida, uma forma diferente, leve e profunda de celebrar esta relação especial entre avós e netos!


SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© grandstories. All rights reserved.