23/11/16

Shvilishvili ou o anti album de familia



Jana Romanova, fotógrafa russa que ficou mais conhecida no nosso país pela repercursão mediática do projeto waiting - em que fotografou diversos casais e familias russas, de cima, nas suas próprias camas, enquanto dormiam - é a autora do maravilhoso projeto "Shvilishvili" que em georgiano significa "filha da filha", neta.

Este projeto, composto por 2 partes, reune duas áreas que me apaixonam: a fotografia de pessoas e o album fotográfico em scrapbooking (fotografias e memorabilia em conjunto), embora a autora se refira a este projeto como um anti album de familia... Mas isso já explico mais adiante!
Por isso, e pela originalidade da sua construção é um objeto lindo e que adoraria ter... pena que é uma edição de autor, feita à mão pela própria autora, com um número muito reduzido de tiragens e, por isso, já esgotado.


O projeto nasce do facto de Jana não conhecer nada sobre a vida da sua avó, Keto, nascida na Geórgia, mas que se mudou para a Russia aquando do seu casamento, e onde permaneceu até à sua morte.
Jana não conheceu a sua avó nem as pessoas que compunham a sua própria família. Nesse sentido, resolveu viajar até à Geórgia, onde procurou os parentes diretos da sua avó e com eles iniciou um projeto fotográfico. Este projeto constitui a primeira parte do livro.
A cada pessoa foi pedido que escolhesse um outro familiar com quem seria fotografado, e assim sucessivamente, levando Jana numa corrida de relações em cadeia entre várias aldeias até chegar, de novo, ao seu país, a Rússia.



Com cada pessoa que conhecia e interagia descobriu todo um conjunto de memorabilia (fotografias antigas, cartas, mapas, postais, etc..), correspondência que a sua avó foi trocando durante a guerra com os seus familiares, e que estes guardavam desde então. A recolha de toda essa memorabilia desconhecida e até certo ponto indecifrável para Jana, foi acumulada e exposta, compondo a segunda parte do livro. Dessa forma, Jana compôs um album com as fotografias de toda a correspondência da sua avó, mas que não é nada mais nada menos do que um "anti" album de família, pela sua impossibilidade de, só por si, contar a história da sua avó, sob o ponto de vista narrativo que estamos habituados.


Este projeto é fascinante e traz para a discussão a importância, nos nossos dias, dos laços familiares que se criam, com familia viva e familia que já partiu, e da própria importância de registar e acumular recordações e fotografias, e do seu papel na vida das gerações futuras que a elas terão acesso. Além disso, todo o processo permitiu a Jana não só conhecer um pouco mais de quem foi a sua avó e a sua própria vida, como desvendar realidades profundas e impactantes da sua família. E mais não vou revelar... para saberem toda a história, assistam ao vídeo do projeto aqui
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© grandstories. All rights reserved.