02/01/16

"Cada ano que passa na vida de uma pessoa aumenta a honra e o respeito da sua família e vizinhança"


O respeito pelos mais velhos é uma das pedras basilares da cultura Vietnamita. De acordo com o site Vietname-Culture: "Cada ano que passa na vida de uma pessoa aumenta a honra e o respeito da sua família e vizinhança".

A idade ocupa a 2ª posição nos princípios que conduzem ao status e respeito social, logo após a educação e imediatamente antes do poder económico. Insultar um idoso é considerada uma ofensa séria, sendo suficiente para quebrar definitivamente os laços entre membros da familia.







Os idosos têm, por isso, posições de destaque no agregado familiar. São considerados os guardiões e transmissores da tradição, do conhecimento e da sabedoria; os líderes das familias, sendo sempre consultados quando são precisos conselhos ou orientações. Até os mais crescidos consultam os seus avós, pais, irmãos mais velhos e antepassados antes de tomarem as suas decisões... mesmo as mais quotidianas!

Estas especificidades culturais resultam da influência do Confuncionismo na região, cujo código estabelecido inclui como regras a reverência aos antepassados e o respeito pelos idosos.


Ainda hoje as demonstrações de carinho e respeito pelos idosos estão presentes nas tradições vietnamitas. Quando uma pessoa festeja os seus 70, 80 ou 90 anos, os seus filhos e netos organizam as chamadas cerimónias da longevidade durante as quais celebram a felicidade que é poder ter os seus familiares ainda vivos, com tanta expeirência, sabedoria e histórias para contar.


As relações entre avós e netos são potenciadas no Vietname pelo facto de toda a família viver na mesma casa (avós, pais, filhos/netos, tios,...). Não é por acaso que na lingua vietnamita nhà significa, simultaneamente, casa e família. Mesmo nos dias de hoje, avós e netos habitam no mesmo espaço mais por questões de tradição e honra do que propriamente por necessidades financeiras.

Muitas foram as particularidades culturais do Vietname que me fascinaram quando visitei o país em 2014, mas compreender a forma como promovem o respeito pelos mais velhos e a importância que é dada às relações intergeracionais foi sem dúvida (mais) um dos motivos que me levou a criar o grandstories :)



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© grandstories. All rights reserved.